terça-feira, 23 de agosto de 2011

A nudez e suas nuances


Em Mateus 25:36 está escrito: "estava nu, e me vestistes; (...)" Este versículo está no contexto em que Jesus fala sobre como vai julgar os seus no seu retorno. Aqueles que foram cristãos, em todos os sentidos do termo, completaram sua missão, e seguiram o exemplo de Cristo; ou aqueles que optaram por um evangelho do consumo e da satisfação, cômodo e hipócrita, ficando na posição dos fariseus, ao se julgarem corretos e assim, apontarem o dedo para todos os outros diferentes.

Quero voltar à uma passagem bem mais antiga, em Gênesis 2:25, onde diz: "Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam." Nessa passagem, a nudez de Adão e Eva tem um sentido de vida pura, sem culpa, em perfeita harmonia com a vontade de Deus. Mas, como consequência do pecado, a nudez se tornou expressão de vergonha. Assim podemos ver em Gênesis 3:10, que diz assim: "Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi." A nudez de Adão, nesse texto, representa a vergonha diante do pecado. A vergonha do pecado diante da presença do Deus Altíssimo. Adão pecou, e porque pecou, se envergonhou diante de Deus. Percebeu que estava nu, não teve coragem de se apresentar puro e com a consciência limpa diante de Deus. Até aqui tudo bem, situação com a qual todos estamos familiarizados.

O que eu quero chamar atenção é para a atitude de Deus diante da nudez do primeiro homem e da primeira mulher. Em Gênesis 3:21 diz: "Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu." Não quero simplificar erroneamente a afirmação. Sim, o pecado deles teve consequências, que são lidas um pouco mais acima no mesmo texto. Consequências que foram ditadas por DEUS, e não por homens que se julgam juízes. Mas após falar das consequências, a atitude de Deus é uma atitude de misericórdia, de amor para com seus filhos. Ele os encobre de sua nudez, tira fora sua vergonha e os consola, dando uma nova oportunidade de se apresentarem diante Dele limpos de coração e puros de mãos. Deus os cobre, que isso fique bem claro.

Agora eu pergunto: O que fazemos quando um homem peca? Julgamos, excluímos, apontamos os nossos dedões melados de merda. Fazemos com que sua vergonha aumente ainda mais, e sua chance de se apresentar puro e com a consciência limpa diante de Deus diminua ainda mais. Fazemos com que ele se afaste, e com que sua nudez seja vista. Apontamos luzes para que os outros possam focar melhor sua nudez e seu pecado. Assim, o afastamos de Deus e do arrependimento.

Voltando ao início deste texto, relembramos que a ordem de Deus é para que quando encontrássemos alguém nu, o vestíssemos. E que, à cada vez que fizéssemos isso com um dos Seus pequeninos, estaríamos fazendo a Ele. Fica a pergunta: Quantas vezes nós jogamos Jesus ao escárnio, apontando suas vergonhas, empurrando-O com nossos dedos sujos e nossa língua nojenta, direta e novamente para a cruz? Que, ao voltar, Jesus possa encontrar em cada um de nós, os filhos que seguiram seu exemplo de amor e misericórdia.

4 comentários:

  1. =/ falta empatia e sobra religiosidade...

    ResponderExcluir
  2. Falar sobre misericórdia para com quem erra é religiosidade? Fazer um texto após ter passado pelos dois lados da moeda, me identificando com o nu e com o dedo de merda é falta de empatia?
    Ok, agora me permita saber qual dicionário você usa.

    ResponderExcluir
  3. rs rs rs vc me interpretou errado... Estava falando de empatia, qd nossa em nossa postura não nos colocamos no lugar daqueles que erram, nus diante do fato de estarmos suscetíveis ao erro e da mesma maneira necessitados da graça.
    Já sobre a religiosidade que me referia é quando se quer passar uma imagem santa, adequada e comportada, mais que no fundo não se passa de fariseus, hipócritas, pois pregavam a lei, e não a praticavam o amor e a Misericórdia; Vivem de aparências e tradições,e se acham no direito de apontar e julgar quem por algum motivo não encaixa no padrão de perfil q segundo eles entrarão no reino... perdão por não me expressar bem.

    ResponderExcluir
  4. Oh Glória! Obrigada Deus por mais um VAAAAPO! :)

    ResponderExcluir