domingo, 7 de fevereiro de 2016

O mundo das ideias

Em um mundo cheio de ideias expressas a todo momento, se tornou difícil posicionar-se quanto a qualquer assunto.


Quando se crê fielmente em uma ideologia, se encontra justificativa para todos acontecimentos, efeitos, pensamentos, etc. Com base nessa ideologia, você explica tudo. Como saber então, o que é verdade e o que é mentira diante de tantos pontos de vista e informações bombando a todo momento, sabendo que tudo é explicado a partir do que se crê?

Não existe certo e errado na ideia em si, existem pontos de vistas diferentes, e se uma ideia é errada pra você, talvez seja simplesmente uma ideia com a qual você não concorde. E não acredito que exista problema em erguer uma bandeira, pelo contrário, erga uma bandeira! Tenha um porquê, crie uma postura diante dos fatos, exista a partir de um sentido, uma ideia! Isso nos faz estar vivos!

Mas peraí, ainda não terminei minha linha de pensamento.

Eu acredito que, tendo em mente tudo isso que citei, ERRADO mesmo é querer forçar alguém a pensar como você, querer que o mundo aja conforme a sua ideia. Isso é de fato errado. E CERTO mesmo é VIVER aquilo que você pensa e expõe em palavras no facebook, ser congruente em ideias e forma de viver, atitudes. Não que você não as possa expressar e, porventura, tocar alguém e este alguém acreditar na sua ideia.

A minha crítica é quanto à hipocrisia das pessoas, que pensam de uma forma e agem de outra. Quanto à hipocrisia das ideias, que privilegiam certos grupos em desfavor de outros. Quanto à hipocrisia das ideologias de grupos que pregam amor e união entre os seus, em troca do ódio pelo que se diferencia da ideia que os une.

Isso desde sempre... hora com a mídia e o consumismo, hora com a religião e o fanatismo, hora com os movimentos sociais e a pseudo defesa das minorias. Não podemos rejeitar fortemente uma época de ditadura militar, enquanto fortalecemos uma nova ditadura no mundo das ideias, confundindo respeito, igualdade e humanidade, com a IMPOSIÇÃO de uma forma considerada mais correta de viver e de pensar.

Termino trazendo à luz a ideia do mestre dos mestres, o amor. Se vivermos em amor, saberemos qual a forma correta de agir, de viver e de pensar, de se posicionar diante de uma ideia discordante, de expressar um pensamento, e de trazer justiça à sociedade em que estamos inseridos.


"E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.

O AMOR É DOM SUPREMO

1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (1 Coríntios 13)

2 comentários:

  1. como eu amo ler seus textos e ver que eles são a expressão real do seu ser, eu leio isso na sua vida, essência!

    ResponderExcluir